António Lourenço Menezes é um dos contratenores mais ativos na cena musical portuguesa, desenvolvendo também trabalho como diretor artístico, maestro e professor. Para além de participar em diversos ensembles nacionais, os projetos que assina contam com uma componente de aproximação e formação de públicos, juntamente com uma abordagem inovadora que procura revitalizar o panorama da música erudita em Portugal. Com uma voz expressiva e uma técnica refinada, António Lourenço cativa audiências com interpretações emocionantes que exploram a profundidade e a riqueza do repertório barroco, contribuindo para a redescoberta de repertório português desconhecido.


Como solista, as suas atuações recentes incluem a estreia de Pássaros de Lagoa (Teresa Gentil) com a Orquestra Barroca d’Aquém-Mar (Pedro Castro); Te Deum Utrecht (Händel) e Stabat Mater (Vivaldi) com o Coro de Amigos do Conservatório Nacional (Luís Lopes Cardoso); Ich freue mich in dir (Bach) e O Jesu Christ, dein Kripplein ist mein Paradies (Telemann) com a Orquestra Barroca d’Aquém-Mar (Sigiswald Kuijken); Osteroratorium e Himmelfahrtsoratorium (Bach) com a Orquestra Barroca d’Aquém-Mar (Sigiswald Kuijken).
Também se apresenta como solista de ópera, contando no seu repertório os papéis de Hansel em Hansel und Gretel – versão portuguesa (Humperdinck); Giulio Cesare em Giulio Cesare in Egitto (Händel) com a Orquestra Filarmonia das Beiras (António Vassalo Lourenço); Spirit em Dido and Aeneas (Purcell) com a Nova Ópera de Lisboa (Bernardo Marques) e a estreia no papel titular de O Principezinho (Jorge Salgueiro).
É um membro ativo em ensembles portugueses de música historicamente informada como cantor, diretor musical e investigador, e apresenta-se regularmente em festivais de música em Portugal. Entre outros participou como solista de ensemble com Avres Serva em Requiem (Mozart) no Convento de S. Francisco – Coimbra, A Música em Coimbra no séc. XIX no Temporada de Música de S. Roque e Prática Musical Cistercience no Festival Cistermúsica; como cantor de ensemble em Johannes-Passion (Bach) com Flores de Mvsica (João Paulo Janeiro) e como solista de ensemble em Presépios Cantados com Ludovice Ensemble (Miguel Jalôto) na Temporada de Música de São Roque.
António Lourenço Menezes é licenciado em Direção Coral e Formação Musical pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), tendo frequentado o Zoltán Kodály Pedagogical Institute em Kecskemét – Hungria em regime Erasmus. Terminou também o Curso Secundário de Canto na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, na classe da professora Ana Paula Russo com classificação máxima. Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música Jaime Chavinha em Minde, onde terminou o curso secundário de saxofone.
